(11) 2604-8852

(11) 2604-8848

Ação Educativa


Tsunessaburo Makiguti

“O aluno só tem motivação para aprender o que tem significado para ele.”

- Tsunessaburo Makiguti

Fundamentado nas ideias e propostas do educador japonês Tsunessaburo Makiguti – "o estudo não é visto como uma preparação para a vida, ao contrário, ele acontece enquanto se vive, e o viver acontece em meio ao estudo". Sendo assim, estudo e vida são considerados mais que paralelos, trocam informações entre si, relacionam-se de acordo com o contexto. O estudo na vida e a vida no estudo por toda a existência do indivíduo.


A aprendizagem será significativa quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano. Sendo assim, os conteúdos são desenvolvidos levando - se em conta os conhecimentos anteriores. Dessa forma os alunos estabelecem relações entre os conteúdos estudados e a vida real.

AÇÃO EDUCATIVA

Nossa escola faz parte do PEA – Programa de Escolas Associadas à UNESCO e tem como objetivo desenvolver os 4 pilares da educação.

Os quatro pilares da educação são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.
São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

A equipe procura conhecer cada aluno e sua família, respeitar as diferenças, com o objetivo de propiciar aos alunos, uma boa formação cultural e científica, crítica, criativa, com valores humanitários sólidos.

Nossa ação educativa - proposta pedagógica, está fundamentada nas ideias de Tsunessaburo Makiguti.

Makiguti, foi um educador, professor e diretor de escola por volta da década de 1930 no Japão. Para ele o aluno tem que se desenvolver e ser feliz enquanto estuda. Essa felicidade, difere de prazer imediato e se dá mediante a realização de algo pautado em desafios.

Sendo assim, visando a felicidade, gosto em aprender e uma boa formação, temos como metodologia, vivenciar os conceitos e conteúdos contidos no planejamento escolar.  A aprendizagem será significativa, quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano. Desta forma, os conteúdos são desenvolvidos por meio de experiências e ações vinculadas à vida

O que se espera ao final de cada segmento:

Educação Infantil – Adquirir: identidade, autonomia, e atitudes adequadas ao convívio social, através de experiências educativas que respeitem a infância, vencendo etapas por faixa etária.

Ensino Fundamental I - Saber: ler com fluência, interpretar com precisão, escrever com coerência e coesão de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, solucionar problemas fazendo uso das 4 operações matemáticas fundamentais.

Ensino Fundamental II - Ter: bom relacionamento entre os pares, organização para o estudo (na sala de aula e em casa), conhecimento, motivação para fazer, criar, opinar e argumentar a partir do conhecimento desenvolvido na escola.

Ensino Médio
   - Saber: decifrar, resolver, aplicar, articular e relacionar termos da linguagem própria de cada componente curricular.
   - Ter: condições de candidatar-se e concorrer com propriedade, confiança e determinação nos vestibulares das universidades do território nacional.
   - Refletir sobre qual profissão escolher mediante desenvolvimento do TCC sobre Profissões – Das barreiras às conquistas.


Materiais didáticos utilizados:

Educação Infantil: - Projeto Buriti - Editora Moderna

Ensino Fundamental I: - Livros didáticos - vide lista de material
                                        - Coleção OPEE ( Orientação Profissional e Empreendedorismo)

Fundamental II e Ensino Médio: - Geekie One
                                                        - Coleção OPEE ( Orientação Profissional e Empreendedorismo )

Cabe a Coordenação de cada segmento, elaborar o Planejamento de Ensino, contendo o conteúdo exigido pela legislação, bem como o conteúdo contido no material didático, de maneira a contemplar e aplicar a Ação Educativa (metodologia de ensino) da escola.

A escola utiliza material do Sistema Coc de Ensino no Ensino Fundamental e Médio e material da Editora Moderna ( Buriti ) na Educação Infantil.