Faça seu login    Senha
 
home | o colégio

O Colégio

O Colégio Passo Seguro tem como objetivo geral oferecer um currículo de qualidade, baseado nos princípios do humanismo, de forma a enaltecer a personalidade de todos os envolvidos(pais, funcionários e alunos).

A equipe da escola procura conhecer cada aluno e sua família, a fim de respeitar as diferenças individuais, objetivando formar indivíduos críticos, criativos, com boa formação cultural e valores humanitários sólidos.

Nessa área de nosso site, você poderá conhecer um pouco mais sobre a escola e suas características.

A História


Iniciamos o trabalho com a educação infantil na Escola Pé Pequeno em 1990, na Rua Juvenal Parada, 72, com o objetivo de proporcionar à comunidade da Mooca uma educação de qualidade.

Quanto mais nos concentrávamos na relação com nossos alunos, mais alunos chegavam através da indicação dos próprios pais.

Completávamos um ano quando Berçário e Educação Infantil juntos no mesmo prédio não mais era viável. Ocupamos mais uma casa na Rua Capitães Generais e o Berçário mudou-se para lá.

Próximos do nosso segundo ano, recebemos a proposta de ocupar uma casa vizinha à educação infantil, objetivo tão sonhado por nós, e então o Berçário mudou-se para a Rua Juvenal Parada, 76.

O ano de 93 para nós, além da consolidação, trouxe a notoriedade. Logo no início inauguramos a Unidade Tatuapé; e mais uma vez obtivemos satisfação em poder proporcionar aos alunos uma educação de qualidade. No final desse ano, tivemos junto à 5ª Delegacia de ensino a autorização de funcionamento, requisito inexistente na maioria das escolas infantis do bairro na época.

Em 1995, atendemos a solicitação dos pais e fundamos o Colégio Passo Seguro, oferecendo o ensino fundamental. Nesse ano a escola foi a pioneira na região, implantando a Informática para os alunos da Educação Infantil.

Em 2000, inauguramos a nova sede destinada aos alunos do Ensino Fundamental. Laboratórios modernos, biblioteca contando com centenas de livros destinados à todas as faixas etárias, as salas de aula contam com vista para um jardim de inverno. A comunidade acompanhou a mudança de perto e aprovou. A maior prova disso é o crescimento do número de alunos da escola que fez com que em 2004 implantássemos o curso de Ensino Médio.

Nunca deixamos de investir, de acreditar, de criar... Nesses anos nos diferenciamos das muitas escolas existentes e nos superamos. Atendimento humanista para com funcionários, alunos e pais. Qualidade imbatível. Lembramos em flashes tudo isso: rostos sorridentes dos nossos primeiros alunos, abraços sinceros, palavras carinhosas de reconhecimento...

Mas não é só por aí : tudo o que aprendemos com a Escola Pé Pequeno / Colégio Passo Seguro, com os alunos, com os pais, com os professores, com familiares, com amigos e com profissionais de diversos segmentos, nos impulsiona para frente, para o que viveremos, para a lembrança de que o mundo é vasto, cheio de possibilidades, sempre. A vida é generosa, especialmente para quem busca de corpo e alma o aperfeiçoamento. Se o Universo está em expansão e se tudo nele se relaciona, nós como microcosmos, devemos também buscar expansão, tanto nas relações, quanto na realização material, profissional e emocional.
 

Proposta Educacional

A Escola Pé Pequeno/Colégio Passo Seguro oferece Berçário, Educação Infantil , Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

O Colégio atende alunos de meio período e período integral, para esses funciona em janeiro, julho e emendas de feriado.

Fundamentado nas idéias e propostas do educador japonês Tsunessaburo Makiguti – “o estudo não é visto como uma preparação para a vida, ao contrário, ele acontece enquanto se vive, e o viver acontece em meio ao estudo”,  o currículo escolar está totalmente estruturado de forma a propiciar aos alunos uma significativa aprendizagem, vivenciando nos mais diversos ambientes aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Por estar  associado a UNESCO, a proposta educacional do colégio é alicerçada  nas diretrizes do: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver.
O Colégio oferece cursos extra curriculares de Ballet, Jazz, Capoeira, Futebol, Ginástica Olímpica, Coral, Teatro, Yoga, Inglês.

Oferece também transporte gratuito em condomínios com no mínimo 5 alunos.
 

Proposta Filosófica

Seguindo a filosofia do educador japonês Professor Tsunessaburo Makiguti, seguimos a premissa de que o processo educativo deve visar a felicidade do aluno.

Sendo assim "estudo não é visto como preparação para a vida, ao contrário, ele acontece enquanto se vive, e o viver acontece em meio ao estudo. Estudo e vida real são considerados mais que paralelos, trocam informações entre si e as interpenetram de acordo com cada contexto. O Estudo na Vida e a Vida no Estudo por toda a existência do indivíduo". (de Educação para uma vida criativa - Tsunessaburo Makiguti).

O aluno só tem motivação para aprender o que tem significado para ele.

A aprendizagem será tanto mais significativa quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano. Sendo assim os conteúdos são desenvolvidos levando - se em conta os conhecimentos anteriores. Dessa forma os alunos estabelecem relações entre os temas estudados e a vida real.

 

.:: Todos os Direitos Reservados - Unidade Pé Pequeno Educação Infantil | 2008 ::.
Levitron Web Works