Carregando

Pé Pequeno

O sistema de Câmeras só funciona no navegador Internet Explorer

Passo Seguro

Acesso exclusivo para cadastrados

"O aluno só tem motivação para aprender o que tem significado para ele.

Tsunessaburo Makiguti

Fundamentado nas ideias e propostas do educador japonês Tsunessaburo Makiguti "o estudo não é visto como uma preparação para a vida, ao contrário, ele acontece enquanto se vive, e o viver acontece em meio ao estudo". Sendo assim, estudo e vida são considerados mais que paralelos, trocam informações entre si, relacionam-se de acordo com o contexto. O estudo na vida e a vida no estudo por toda a existência do indivíduo. A aprendizagem será significativa quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano. Sendo assim, os conteúdos são desenvolvidos considerando os conhecimentos anteriores. Dessa forma os alunos estabelecem relações entre os conteúdos estudados e a vida real.

AÇÃO EDUCATIVA

Nossa ação educativa tem como objetivo desenvolver os quatro pilares da educação, que são conceitos de fundamento da educação baseados no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI.

São eles: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Nossa equipe procura conhecer cada aluno e sua família, respeitar as diferenças, com o objetivo de propiciar aos alunos, uma boa formação cultural e científica, crítica, criativa, com valores humanitários sólidos. Nossa proposta pedagógica, está fundamentada nas ideias de Tsunessaburo Makiguti, um educador, professor e diretor de escola na década de 30 no Japão. que acreditava que o aluno tem que se desenvolver e ser feliz enquanto estuda. Essa felicidade, difere de prazer imediato e se dá mediante a realização de algo pautado em desafios, e assim, colocamos nossos alunos à vivenciarem os conceitos e conteúdos contidos no planejamento escolar. Quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano, mais significativa será a sua aprendizagem. Desta forma, os conteúdos são desenvolvidos por meio de experiências e ações vinculadas à vida. "o estudo não é visto como uma preparação para a vida, ao contrário, ele acontece enquanto se vive, e o viver acontece em meio ao estudo". Sendo assim, estudo e vida são considerados mais que paralelos, trocam informações entre si, relacionam-se de acordo com o contexto. O estudo na vida e a vida no estudo por toda a existência do indivíduo. A aprendizagem será significativa quanto mais relações o aluno conseguir estabelecer com seu cotidiano.

Objetivos a serem alcançados em nossos segmentos:

Educação Infantil

Adquirir: identidade, autonomia, e atitudes adequadas ao convívio social, através de experiências educativas que respeitem a infância, vencendo etapas por faixa etária.

Ensino Fundamental I

Saber: ler com fluência, interpretar com precisão, escrever com coerência e coesão de acordo com a norma padrão da língua portuguesa, solucionar problemas fazendo uso das 4 operações matemáticas fundamentais.

Ensino Fundamental II

Ter: bom relacionamento entre os pares, organização para o estudo (na sala de aula e em casa), conhecimento, motivação para fazer, criar, opinar e argumentar a partir do conhecimento desenvolvido na escola.

Ensino Médio

Saber: decifrar, resolver, aplicar, articular e relacionar termos da linguagem própria de cada componente curricular.

Ter: condições de candidatar-se e concorrer com propriedade, confiança e determinação nos vestibulares das universidades do território nacional.

Refletir sobre qual profissão escolher mediante desenvolvimento do TCC sobre Profissões - Das barreiras às conquistas.

Ensino Médio

Ensino Fundamental I: - Livros didáticos - vide lista de material.

Ensino Fundamental I: - Coleção OPEE ( Orientação Profissional e Empreendedorismo ).

Fundamental II e Ensino Médio: Geekie One - O conteúdo é pautado pela BNCC e construído intencionalmente para promover o desenvolvimento de competências e habilidades, permitindo uma aprendizagem sintonizada com as necessidades e os interesses dos(as) estudantes do século XXI. O universo digital contribui para uma rotina escolar mais dinâmica e organizada, trazendo velocidade e eficiência na captura de informações. Com o ensino híbrido, alternamos experiências digitais e físicas, individuais e em grupo, de teoria e prática - explorando o que há de melhor em cada abordagem.

Cabe a Coordenação de cada segmento, elaborar o Planejamento de Ensino, contendo o conteúdo exigido pela legislação, bem como o conteúdo contido no material didático, de maneira a contemplar e aplicar a Ação Educativa (metodologia de ensino) da escola.

Unidade Passo Seguro

Rua dos Trilhos, 1928

Fone: (11) 2604-8852 | 2604-8848

e-mail: colegio@passoseguro.com.br

Unidade Pé Pequeno

Rua Juvenal Parada, 72

Fone: (11) 2605-1360 | 2605-9371

e-mail: colegio@passoseguro.com.br

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

Escola Associada da UNESCO